A realização de trabalhos académicos passa por várias etapas, desde o levantamento bibliográfico ao tratamento da informação; Tratar e organizar as bibliografias pode ser uma barreira para algumas pessoas na finalização dos trabalhos.

Resumo: Neste minicurso são apresentados os formatos bibliográficos mais conhecidos, com todas as referências, consoante o tipo de documento ou fonte de informação; São ainda referidos gestores bibliográficos e apresentados tutoriais com as suas principais características.

Objetivos: Identificar as principais normas para apresentação de bibliografia e referenciar gestores bibliográficos atualmente disponíveis. No final do minicurso o participante estará familiarizado com a existência de vários formatos e com o tratamento de referências bibliográficas.


O seu professor


Catarina Barradas Martins
Catarina Barradas Martins

O trabalho de bibliotecária durante anos permitiu-me observar as dificuldades que podem surgir ao fazer pesquisas. A informação especializada em qualquer área está disponível online, e muitas pessoas procuram formação prática para aprender ou atualizar competências.

Para ir ao encontro dessas necessidades, os cursos online da LEReSaber ajudam a clarificar muitas questões, e a conhecer recursos de informação atualizados.

Formação académica: Doutoramento em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Salamanca. Pós-graduação em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra. Experiência: Bibliotecária, docente, documentalista no Instituto Politécnico de Portalegre entre 1990 e 2014. Formadora externa (Certificado de Competências Pedagógicas – Nº EDF 8905/2004 DA).



Conteúdos das aulas


  Enquadramento
Disponível em dias
dias depois de se inscrever
  Serviços de apoio
Disponível em dias
dias depois de se inscrever
  Gestores bibliográficos
Disponível em dias
dias depois de se inscrever
  Fim
Disponível em dias
dias depois de se inscrever

Comece agora!